O que é odontopediatria?

A odontopediatria tem como objetivo a prevenção de futuros problemas. Esta é a área da odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. As orientações sobre os cuidados iniciais podem começar na gestação e é de extrema importância que a visita seja feita desde cedo para, além de criar um vínculo de confiança com o profissional, que sejam construídos hábitos saudáveis e evitar o famoso medo do dentista.

Como a odontopediatria pode ajudar pais e filhos?

Para evitar futuras complicações, é importante começar os cuidados com a saúde bucal ainda na infância. A odontopediatria auxilia os pais na atenção do  desenvolvimento dos primeiros dentes e ao longo de cada fase da criança até a adolescência.

Odontopediatria e a gravidez

Os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar ainda na barriga da mãe. O organismo da mulher grávida pode favorecer o desenvolvimento de cáries e gengivite por causa do aumento das variações hormonais no período gestacional.

O chamado pré-natal odontológico visa orientar a gestante sobre os cuidados essenciais durante esta fase e após o nascimento além de evitar outras doenças periodontais que podem ocasionar parto prematuro.

Quando deve acontecer a primeira visita ao odontopediatra?

A primeira visita deve ser feita o quanto antes para a prevenção. O ideal é que seja realizada antes do primeiro dentinho para que os procedimentos corretos de higienização, que devem acontecer após o terceiro mês de vida, sejam transmitidos.

Menu
WhatsApp chat