Lente de contato dental: O que é, antes e depois e preços

A odontologia conta com tecnologia aprimorada para deixar os sorrisos cada vez mais bonitos e atraentes. As lentes de contato dentais estão em evidência por causa da adesão de muitos artistas famosos, que experimentaram e não pensam mais em viver sem elas. Isso porque as lentes proporcionam melhorias na forma e na cor dos dentes e isso faz uma diferença enorme no sorriso.
Mas, apesar de ser muito popular entre os artistas, os anônimos também já aderiram a esta técnica e estão aproveitando os benefícios das lentes dentais que chegaram para ficar.

O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental consiste em uma lâmina de cerâmica extrafina que é colada na superfície externa dos dentes a fim de alinhar e uniformizar toda a arcada dentária, proporcionando um sorriso mais bonito.
Essas lâminas são extremamente finas, parecidas com as lentes de contato ocular, por isso receberam este nome.

Do que ela é feita?

A lente de contato utilizada na Oral System Laranjeiras é feita de cerâmica e tem cerca de 0,2 a 0,4 mm, por isso é minimamente invasiva.

Para quem são indicadas?

As lentes de contato dentais são indicadas para pacientes que desejam um sorriso mais alinhado e dentes mais bonitos. Os moldes são colocados na frente do dente (exigindo ou não algum desgaste), podendo alterar seu formato, cor e tamanho. As lentes são apropriadas para pacientes com poucas restaurações e pequena/nenhuma mancha nos dentes.

Como são feitas?

A boca é escaneada com uma câmera 3D e o sorriso é desenhado no computador. Após este trabalho de desenho, as lentes de contato dentais são produzidas manualmente ou em uma máquina que funciona como uma impressora 3D.

Precisa de anestesia?

Em geral, não há necessidade de anestesia. Apenas em casos onde o desgaste necessário atinja a dentina (que é responsável pela sensibilidade), a anestesia se faz necessária, para evitar incômodo no paciente.

Dura quanto tempo?

Geralmente, as lentes duram entre 5 e 10 anos, e neste período devem ser substituídas. Entretanto, algumas situações podem demandar ajustes ou manutenção, como retração gengival ou falha na cimentação, entre outros.

Pode tirar depois?

Este tratamento é definitivo e uma vez colocado, pode apenas ser substituído, mas não pode ser retirado, pois na maioria dos casos é preciso desgastar os dentes e eles não se recuperam. Essas modificações são pequenas, mas irreversíveis, por isso é necessário que o dentista elabore um planejamento minucioso e que o paciente aprove por meio das lentes provisórias, antes da colocação das definitivas.

Cuidados após o procedimento

Após a colocação das lentes de contato, é importante tomar alguns cuidados, como escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, passar o fio dental ao menos duas vezes ao dia, não roer unhas, não morder objetos, evitar bebidas escuras que mancham os dentes, como café e vinho e ir ao dentista anualmente.

Qual é o preço

O preço é estipulado por cada lâmina, mas o valor final depende da realização de um orçamento personalizado, pois cada paciente tem necessidades específicas que só podem ser precificadas após uma avaliação pessoal.

Antes e depois

Menu
WhatsApp chat