Depois dos 35 anos, as cáries não são os maiores problemas da saúde bucal. As doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, começam a se tornar quadros mais frequentes.
A periodontite é o estágio mais grave, pois é causado pelo acúmulo de bactérias calcificadas na boca devido à má escovação, formando assim o cálculo dental. Nem sempre é possível reverter os danos causados, por isso a importância de ir regularmente ao dentista e tratar a doença no seu estágio inicial, a gengivite.

Principais sintomas

Os principais sintomas da periodontite são: amolecimento e queda dos dentes; dentes alongados ocasionados pela queda de gengiva da região; aumento da sensibilidade, causada pela exposição dos prolongamentos nervosos através da perda do esmalte dos dentes; formação de bolsas nas gengivas, local ideal para proliferação de bactérias; dores, mau hálito e alteração no paladar.

A importância da prevenção

A prevenção como em toda doença é fundamental. No caso da periodontite, quanto mais ela destrói os ossos e ligamentos dos dentes, mais difícil de reverter ela se torna. O começo dela é através da gengivite, quando as bactérias se acumulam na superfície dos dentes devido à má escovação.

Menu
WhatsApp chat