O objetivo da cirurgia plástica periodontal é corrigir defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso). Os defeitos podem ser causados através da periodontite (doença inflamatória que causa a perda de osso e gengiva), naturalmente (nascem conosco), por lesões de cáries profundas, extrações dentárias e traumas (acidentes). Um dos defeitos mais comuns, a retração gengival (recuo da gengiva com exposição da raiz) pode ser consequência da escovação inadequada ou como sequela da perda de inserção dentária ocasionada pela periodontite. Outras situações como o desnível na margem da gengiva, o sorriso gengival (quando a faixa da gengiva é muito exposta ao sorrir), cáries profundas ou de fratura dentária precisam de alguma intervenção cirúrgica.

Recobrimento radicular

Para corrigir defeitos de retrações, as técnicas de recobrimento radicular são as mais indicadas. Geralmente relacionada com a queixa estética, as cirurgias de recobrimento radicular podem ser ou não associadas a enxertos de gengiva oriundos do próprio paciente ou de origem animal, que são devidamente tratados e verificados pela ANVISA.

Enxertos de Gengiva

Utilizados em regiões de implantes para melhorar o resultado estético e diminuir a sensibilidade da gengiva próxima a área implantada, os enxertos de gengiva também são aproveitados quando a periodontite e a perimplante (doença ao redor dos implantes) causam grandes perdas teciduais. O resultado é muito satisfatório e recomendado por ser funcional e deixar uma boa aparência estética.

Lesões provocadas por cárie

As lesões provocas por cáries grandes e profundas destroem o elemento dentário. A borda do dente fica numa posição subgengival e, nesses casos, é recomendada uma cirurgia corretiva com o objetivo de deixar o bordo do dente na região externa à gengiva (aumento de coroa protético). Assim, a restauração do dente é feita de forma adequada e evita que haja inflamação da gengiva e, consequentemente, perda óssea com o tempo.

Sorriso Assimétrico

Algumas pessoas sofrem com a desarmonia na linha da gengiva e o procedimento cirúrgico é recomendado para harmonizar essa linha. Gengivectomia, gengivoplastia, aumento de coroa estético são algumas cirurgias utilizadas para harmonizar o sorriso.

Peeling gengival

O peeling gengival é a retirada de manchas, pigmentações escuras na gengiva dos pacientes. Ocorrem com mais frequência em afrodescendentes, orientais e em pacientes tabagistas.

Remoção de freios e bridas

A remoção de freios e bridas (pregas do músculo do lábio superior ou inferior e da língua) é necessária quando o paciente sente dificuldade na escovação e ou sente dor. A não remoção pode causar diastemas (espaços entre os dentes), dificuldade de fonética e de mastigação e facilitar a ocorrência de retrações da gengiva.

Menu
WhatsApp chat