A aplicação tópica de flúor (ATF) é considerado um procedimento preventivo que fortalece os dentes que apresentam risco de cárie. Por conter cálcio e potássio, o flúor favorece na formação dos dentes. Lembrando que, para a prevenção da cárie, é preciso ter o flúor de forma constante na área bucal.

Aplicação

A aplicação pode ser direta nos dentes, através do bochecho ou na forma de gel ou espuma. O ideal é aplicar e deixar em torno de 2 a 4 minutos o flúor agindo na superfície. Alguns especialistas recomendam para pacientes muito jovens a aplicação em forma de verniz.
O procedimento deve ser por um especialista e necessário ficar com 30 minutos sem ingerir alimentos ou líquidos.

Flurose

A exposição excessiva de flúor pode ocasionar o surgimento da fluorese, o que compromete o desenvolvimento dos dentes permanentes, causando manchas esbranquiçadas e listras horizontais. Para prevenir em crianças, é recomendado a pacientes infantis a utilização de cremes dentais para idade, pois a concentração de flúor é menor.

Importância

A aplicação do flúor é importantíssima, pois a superfície do dente (esmalte) fica mais forte e protegida contra os ataques ácidos das placas bacterianas e, consequentemente, ajuda na prevenção da cárie.

Menu
WhatsApp chat